Jhone Soares. Tecnologia do Blogger.
Tag:

O que é e como descobrir o endereço MAC do seu PC

Você sabe qual é o endereço MAC do seu computador? Ok, provavelmente você não sabe. E talvez você não sabia nem que existia um endereço MAC nele. Mas esse endereço pode ser uma excelente forma de proteger a sua rede, fazendo com que você tenha um maior controle sobre ela. Mas antes, vamos responder a uma perguntinha que você deve estar se fazendo:

O que é um endereço MAC?

MAC vem do inglês Media Access Control — controle de acesso à mídia, no nosso bom português. E não, não tem nada a ver com os computadores da Apple. O endereço MAC é um código único de cada dispositivo que pode se conectar a uma rede, como 00-00-5E-00-01-03, por exemplo. O seu computador tem um, o do vizinho tem outro, e o seu celular tem outro diferente.
Como o nome já dá a entender, o endereço MAC serve para controlar o acesso de um dispositivo a uma rede. Com esses endereços é possível, por exemplo, fazer com que o acesso à sua rede wireless seja bloqueado a todos os computadores que não tenham o endereço MAC do seu. Mas para proteger a sua rede baseada no endereço MAC do seu computador, é preciso saber qual é esse endereço, e é aí que a nossa dica de hoje entra.

E então, como descobrir?


Se a sua rede for cabeada, o ícone será um monitor com um cabo ao lado.
Tá vendo aquele ícone de rede, ao lado do relógio do Windows, no canto da tela? Clique com o botão direito sobre ele e entre no item ‘Abrir a Central de Rede e Compartilhamento‘.
Na janela com as suas redes ativas, você deverá ver um item ‘Conexão de Rede sem Fio‘ ou ‘Conexão Local‘ (no Windows 8, será ‘Ethernet’ ou ‘Wi-Fi’), ao lado de um ícone referente do tipo da sua conexão. Clique nele.

O item deve estar que nem o destacado nesta imagem.
E na janela que abre, mostrando o status da sua conexão, clique em Detalhes.

Agora, devem aparecer vários detalhes da sua conexão, com IPs e mais algumas informações. Entre elas, tem o ‘Endereço Físico‘. E é esse endereço que é o endereço MAC do seu computador.

E isso deve satisfazer as suas necessidades. Caso contrário, o Windows oferece outra forma de ver o endereço MAC do seu computador, usando o Prompt de Comando. Para começar a usá-la, abra o menu Iniciar e digite ‘prompt’. O Prompt de Comando deve estar selecionado, então aperte Enter.

Abriu um janelão preto, certo? Não tenha medo dele. Apenas digite “getmac” (sem as aspas) e aperte Enter.

Deste modo, geralmente aparecerá apenas um endereço MAC. Mas se você tiver no computador mais dispositivos internos que podem se conectar à internet (como placas de rede diferentes para conexões wireless e com fio, por exemplo), os endereços de todos eles aparecerão.
Use o modo que quiser para descobrir o endereço MAC do seu computador, mas tenha certeza de que pegou o endereço certinho, ou então, você poderá configurar tudo errado e ficar com a sua própria internet bloqueada. Ah, também não confunda esse MAC com a marca de maquiagem, ele não teria muita eficiência pra deixar o seu rosto mais bonito.

About Unknown

Hi, My Name is Hafeez. I am a webdesigner, blogspot developer and UI designer. I am a certified Themeforest top contributor and popular at JavaScript engineers. We have a team of professinal programmers, developers work together and make unique blogger templates.

0 comentários:

Postar um comentário